Dia das crianças: como escolher o brinquedo ideal para as nossas crianças?

Brincar tem um grande papel de apoio para o desenvolvimento de uma criança. Os brinquedos auxiliam as crianças a aprenderem novas habilidades como identificar cores e formas e coordenação olho-mão nos anos primordiais para o desenvolvimento cognitivo primário. Para as crianças especiais os brinquedos podem estimular áreas específicas do desenvolvimento ou prioritárias e servir como um auxiliar terapêutico.

1.Brinquedos de causa e efeito: promove coordenação motora e habilidades de preensão fina. São indicados para promover a coordenação olho-mão, exploração sensorial e sequenciamento. Estes brinquedos permitem á criança causar uma reação (por exemplo, aperte um botão e luzes se acendem). Algumas sugestões:

 

2. Quebra-cabeças: oferecem muitos benefícios para o desenvolvimento permitindo o aprendizado de novas habilidades enquanto ele trabalha em busca de um objetivo. Montar um quebra-cabeças pode também exigir da criança a preensão palmar e pinça, quando são tridimensionais ou com puxadores. Estes podem ser uma boa oportunidade para trabalhar habilidades de crianças com atraso no desenvolvimento motor fino. Estes também promovem o desenvolvimento cognitivo, aprendendo estratégias, escolhas e qual peça encaixa melhor no espaço determinado. Existem vários tipos de quebra-cabeças:

  • Com peças que não se encaixam entre si, em geral estes possuem pinos para segurar.
  • Com peças que se encaixam, estes são um passo acima para as crianças que estão craques nos quebra-cabeças sem encaixe.
  • Com imagens divididas para montar em um espaço não delimitado. Estes são mais complexos e, em geral, usados por crianças maiores.

3. Brinquedos fidget: Boa opção para manter as mãos entretidas enquanto a mente está ocupada. Estes auxiliam na auto-regulação, foco, concentração, reduz stress e permitem experiências táteis. Os mais efetivos são aqueles que proporcionam diferentes experiências ou texturas extremas. Algumas sugestões:

 

4. Estimulação motora oral: Os brinquedos para estimulação oral são desenhados para aquelas crianças com dificuldades de mastigação ou que precisam fortalecer . Sugestões:

Tubos de mastigação, dispositivos orais que provem uma superfície que estimule a mastigação ou habilidades orais.

Acessórios mastigáveis como colares e pulseiras;

Apitos;

Bolinhas de sabão: fazer bolhas estimula a criança a desenvolver a respiração e a musculatura dos lábios.

5. Sensoriais: Algumas crianças com desordem do processamento sensorial apresentam baixa resposta para sensações e precisam sentir intensamente as sensações, como textura, toque, pressão e velocidade. Brinquedos sensoriais oferecem rápidas respostas sensoriais, auxiliando-as a focar sua atenção e permanecerem mais tranquilas. É importante certificar-se de que a criança está recebendo o estímulo sensorial que lhe agrada.

Algumas sugestões de brinquedos sensoriais:

Compartilhe:

Deixe uma resposta